Notícias

Fique por dentro de tudo que rola no Frigoarnaldo FA Contagem
homenagem-arnaldo-canarinho

Partida inicial da Super Copa Contagem de Futebol Amador/2018 homenageia Arnaldo Canarinho

A arena do Clube Frigoarnaldo foi palco na última quinta-feira (11), da abertura da Super Copa Contagem de Futebol Amador/2018, com o River Plate vencendo, nos últimos momentos da partida, com o placar de 1 a 0,  o Frigoarnaldo. A Super Copa envolve 64 clubes e terá dois meses de jogos em duas fases. A Super Copa é uma promoção da Prefeitura de Contagem sob a coordenação da Diretoria de Futebol da Secretaria de Cultura, Esportes e Juventude (Secej) e o apoio da SOS Futebol Amador de Contagem.

A realização da partida de abertura no campo do Frigoarnaldo com o time da casa, foi uma sugestão do prefeito Alex de Freitas, numa homenagem a Arnaldo Canarinho que faleceu há quatro meses. Um dos precursores do futebol na cidade, José Arnaldo Canarinho iniciou sua trajetória no futebol quando, há 40 anos, criava o clube sob o patrocínio da empresa Frigo Arnaldo Indústria e Comércio.

Canarinho, que foi vereador em Contagem e deputado estadual, impulsionou até este ano o futebol em todas as categorias com um clube de sucesso e reconhecimento. O Frigoarnaldo mantém sob a batuta da companheira de Canarinho, Rose Canarinho, o clube e um antigo trabalho social com oficinas e uma escolinha de futebol, atualmente, com cerca de 380 crianças e adolescentes.

Bastante prestigiada, a abertura do evento foi animada pelo samba do Grupo “Vem Assim”, e por uma chuvinha fina que aplacou um pouco o calor sobre a arena Frigoarnaldo refrescando jogadores e torcedores, além de convidados, crianças e adolescentes do Projeto Bola na Rede Futebol e Cidadania do Frigoarnaldo.

Baluarte do futebol e pentacampeão

Ao prestigiar a partida de abertura da Copa, o vice-prefeito, Willian Barreiro, disse que o futebol amador é “tradição da expressividade do futebol e dos clubes; uma paixão do contagense. E o Frigoarnaldo, em especial, elevou o nome da cidade com o título de penta campeão da Copa Itatiaia”.

Segundo Willian, a prefeitura não medirá esforços para ampliar e apoiar as próximas copas, a começar por esta atual que – segundo disse – “será diferente, agregando grande número de clubes e que terá uma premiação diferenciada”.

O titular da Secej, Adriano Faria, disse que “esta já é a maior Copa da cidade” e que significa um momento de grande importância para o futebol amador local, com os clubes mantendo diálogo e uma maior aproximação com a Secretaria e Prefeitura que vem planejando e organizando este grande evento.

Para o vice-presidente e treinador do River Plate, o Pretinho, a partida do dia foi simbólica em homenagem ao Canarinho que muito fez para o futebol. “Esta copa é uma renovação do futebol amador da cidade, um SOS pela união dos clubes”.

Quem também atesta a grande contribuição de Canarinho para o futebol em Contagem é Renato Neves Sobrinho, que iniciava seus trabalhos de treinador no clube em 1987. Segundo ele, foram treinos para as copas e torneios, inclusive para a Copa Itatiaia, com o título de penta, e nove vezes em outras copas, além de cinco vezes campeão nos campeonatos da Liga Desportiva de Contagem. Sem dúvida, ele foi uma pessoa humana fantástica e de coração maior que o mundo. Uma figura incomparável”, definiu Renato.

Legado

Rose Canarinho pôs os times em campo na partida de abertura da Super Copa de Futebol Amador/2018 ao mesmo tempo em que dava atenção aos convidados. Ela agradeceu ao prefeito Alex de Freitas a homenagem prestada à Canarinho, seu companheiro de 24 nos. “Fico feliz de saber do carinho e respeito por Canarinho”.

Para Rose, Canarinho foi um “ baluarte do futebol, que criou o próprio clube e ainda colaborou com a formação de outros clubes antigos da cidade”. Segundo ela, tudo começou em 1984 quando era fundado o Frigoarnaldo e, no ano seguinte, já iniciavam a participação na Copa Itatiaia.

Em 2000, o clube iniciava os treinos da categoria de base com as crianças e adolescentes no projeto “Canarinho,” em espaço cedido pelo ex-prefeito Ademir Lucas. Entre os talentos que passaram pelo clube está Marta, jogadora da Seleção Brasileira. Atualmente, o clube mantém equipe da categoria feminina que já rendeu o título de vice-campeã mineiro/feminino em partida com o América Futebol Clube.

O Clube Frigoarnaldo, informou Rose Canarinho, é titular de vários prêmios, entre eles o “Prêmio Milton de Freitas” concedido por causa do trabalho social com crianças e adolescentes e pelas oficinas de música para familiares destas crianças. O clube capta verbas através de leis de incentivo ao esporte nas esferas federal, estadual e via Fundo da Infância e Juventude (FIA), além do apoio da Prefeitura.

“Um dos trabalhos de que mais nos orgulhamos nesse tempo todo, eu e o Canarinho, é a vinda para o Clube de crianças e adolescentes que se tornam jogadores profissionais ou adultos conscientes da sua cidadania. As crianças vêem no futebol um sonho a realizar e a acrescentar em suas vidas. Chegam ao clube vindas de várias partes da cidade, inclusive, por indicação do Juizado da Infância e Juventude, pela Casa de Passagem, etc”, disse Rose com emoção e orgulho.

Esporte – 15/10/2018, 17:33:43 – Repórter:  – Foto: Paulo Pereira

 

Fonte: http://www.contagem.mg.gov.br/novoportal/2018/10/15/partida-inicial-da-super-copa-contagem-de-futebol-amador-2018-homenageia-arnaldo-canarinho/