História

Escola de Futebol Frigoarnaldo

Projeto Bola na Rede Futebol e Cidadania
Esporte e educação entram em campo pela transformação social

O Projeto Bola na Rede Futebol e Cidadania é um dos trabalhos realizados pelo clube Frigoarnaldo Contagem, com crianças, adolescentes e jovens (de 7 a 17 anos).

A proposta tem como principal objetivo promover a associação entre a prática esportiva e valores como convivência social, limites que organizam as relações interpessoais, cooperação, união, e trabalho em equipe, base para a construção da cidadania.

O projeto nasceu a partir de uma demanda da comunidade no contra turno escolar.

A prática do futebol sempre se destacou como uma das mais importantes ações de participação comunitária neste espaço, como fonte de possível fortalecimento da identidade individual e grupal.

Buscamos reunir dados que mostrem a trajetória construída em parceria com esses jovens, hoje, mais atentos às relações de convivência, aos cuidados com os espaços da comunidade, e acima de tudo, mais atentos aos seus projetos de vida.

Contribuir para uma maior integração das famílias das crianças e adolescentes junto às atividades realizadas no clube, fortalecendo os vínculos comunitários e familiares.

Para tanto, visamos construir junto aos monitores esportivos ações que consigam associar a prática esportiva aos conteúdos, percepções e valores inerentes aos aspectos de cidadania, tais como: convivências sociais trabalho em equipe, autoconfiança, sentido de responsabilidade, compreensão e respeito.

Aspectos esses que são fundamentais tanto para atividades esportivas como para as demais relações sociais.